A Gripe Suína e a Gripe Espanhola

– Atchim!

– Ih, é a Gripe Suína!

Acho que você já deve ter ouvido essa piada muuitas vezes durante as duas últimas semanas. É nisso que se tem falado quase todo o tempo na TV, no rádio, nos jornais. Casos já estão sendo confirmados pelo mundo.

Mas e aí, o que VOCÊ sabe sobre a doença?

Você sabe a diferença entre epidemia e pandemia? Sabe o que é a Gripe Suína? Sabe qual seu nome original? Sabe quantas vítimas já fez? Você sabe quem é o Ministro da Saúde? E por que ele dá prioridade à Gripe Suína e não à Dengue, que é uma doença bem mais comum em nossa região?

Foi com estas perguntas que fui recebida hoje por minha professora de Inglês, Juddy Hoollyday. Ela é fantástica. Nos “treina para o futuro.” Hoje ela fez esta dinâmica onde nós analisamos o assunto (no caso, a Gripe Suína) e depois fizemos uma síntese sobre. Ela avaliou algumas coisas como postura, capacidade de controlar a fala (não falar de menos, nem falar demais), modo impor sua opinião sobre o assunto, entre outras coisas.

Fiz uma pose de senhora-sabe-tudo só pra ela não perceber que não sabia nada. É, nadicadenada. E aí percebi que eu sou daquelas que faz a piada e que não sabe nada sobre o assunto. Sabia o básico: não se dá contágio pela ingestão de carne de porco, e sim por contato com o contaminado, também sabia que pode matar, e… Mais nada!

Aos poucos fui sabendo mais sobre a tal da gripe (Suína), que não se chama gripe Suína e sim Influenza A (H1N1); que como a Gripe Espanhola (que matou muitas pessoas no mundo todo, incluindo o Brasil), é uma pandemia, ou seja, uma doença que atinge várias partes do mundo.

A turma toda falou um pouquinho (incluindo eu, que resumi tudo o que todos já tinha dito) e foi se formando um entendimento para mim do que é a Gripe Suína Influenza A (H1N1). Nós concluímos o seguinte:

  1. A Influenza H1N1 é uma doença “nova”. Por ser ainda desconhecida, ganhou a mídia muito depressa e assim acabou apavorando a população brasileira.
  2. O Ministro da Saúde quer descobrir a vacina para a Influenza A (H1N1) porque talvez possa estar interessado na imagem que o Brasil pode causar no mundo com tamanho feito.
  3. A Dengue neste caso não está sendo priorizada porque é uma doença bem conhecida, divulagada e que todos sabem como prevenir. Está praticamente sob controle.

 

Bom, resolvi procurar no Google e fazer um post aqui sobre o assunto para os assim como eu desinformados. Um jeito legal de mostrar um pouco mais sobre a doença pra você, e de eu tomar vergonha na cara e pesquisar sobre o assunto. Sei que não está um resumo muito bom, mas ainda tenho muito o que aprender sobre a Gripe (que não é Suína) Influenza A (H1N1), como os cientistas também tem.

E você agora deve estar pensando: “Ela não sabe o nome do Ministro da Saúde!” Pois sei sim: Carlos Temporão.

Gente, posso falar? Nada melhor que o Google!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s