Fome

Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição…”

O que isso quer dizer? Quer dizer que ninguém pode passar fome em hipótese alguma. Mas quem é que escolhe passar fome?

Você acha que eles escolheram passar fome?

Você acha que eles escolheram passar fome?

Se eu pudesse não teria fome nunca. Por quê? Porque perco muito tempo fazendo cinco refeições por dia. Mas uma pessoa na África talvez não responderia a mesma coisa. Os motivos por eles não querem sentir fome são outros, são vitais. Com certeza uma pessoa está morrendo de fome no mundo enquanto você está com sua protuberância acomodada no assento, lendo confortavelmente este post. Se eles não sentissem fome, não morreriam de fome, o que é a realidade de muitos países subdesenvolvidos. Poderiam ter problemas normais, como todo mundo tem. Porque pessoas que morrem de fome não tem problemas, não pode haver para elas algo que seja mais importante ou grave do que sua vida…

E ninguém que está aqui deste lado pode falar sobre a fome. Porque só quem passou fome pode falar sobre a fome. A fome que mata, aquela necessidade fisológica que pode ser suprida muito facilmente ou não. É, se  você está lendo este post pode se considerar uma pessoa rica, você está deste lado, você é um sortudo. Quando a gente sente fome, corre logo pra geladeira ou compra qualquer coisa e come. Mas e se no seu PAÍS não há comida suficiente para todos, ou, pior, não há comida nenhuma? Isso é o Terror.  É um país inteiro unido por um único ideal: sua sobrevivência. O verdadeiro Terror é olhar pra todos os lados e perceber que não há ninguém por você, que você vai morrer de fome, que ninguém se incomoda com isso. Que tem gente que gasta seu tempo falando da vida alheia, ou reclamando de problemas bossais, enquanto você desfalece aos poucos…

Todo mundo uma dia já passou fome. E não adianta dizer que não.  Todo mundo sente fome de algo, por mais que esteja bem alimentado, por mais que não falte nada material. É uma necessidade espiritual, a fome.

Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida…

Eu tenho fome de diversão, tenho fome de conhecimento, tenho fome de amigos que vão perder horas comigo, fome de um corpo colado no meu (sim, por que não?), fome de uma mente colada na minha, aquela que vai estar em sintonia total comigo o tempo todo, fome de tirar proveito de tudo e de todos o máximo possível… Tenho fome de rir com meus pais até dar dor na barriga relembrando os meus tempos de criança. Sem mágoas, sem recentimentos. Fome de falta de memória, aquela falta de memória que vai fazer com que eu esqueça todas as vezes que meus pais me feriram na alma (que eles provavelmente já esqueceram) para poder olhar pra eles com docura, com amor puro, verdadeiro. Tenho fome de situações embaraçosas que vão gerar histórias que vão ser contadas a todos os meus netos. Fome de fazer o que der vontade, fome de conhecer cada história das pessoas que me cercam (acredite, as pessoas podem ter histórias lindas que a gente vai perder a oportunidade de saber se não se interessar); fome de todos os meus amigos por perto sempre.

Esse tipo de fome eu não posso escolher se quero ter ou não. Eu tenho, e nada muda essa realidade. Não posso trazer meus amigos de volta, não posso trazer as pessoas que eu amo de volta, não posso voltar a ser criança e brincar ao invés de me preocupar, não posso esquecer o que aconteceu na minha infância e hoje simplesmente olhar para meus pais como se nada tivesse acontecido.

Muita gente morre de fome porque matar a fome independe de você mesmo. Uma norma das Nações Unidas estabelece que não se deve deixar as pessoas passarem fome. Mas o mundo passa fome. E ninguém faz nada para mudar isso. Provavelmente uma pessoa da sua família ou do seu grupo de amigos passa fome, e o que você faz para alimentá-la?

E você?

” Você tem sede de que? Você tem fome de que?

2 opiniões sobre “Fome

  1. Olá “Lois Lane”, tudo bem???

    Caramba, esse post foi um dos melhores porque ele emgloba muitos conceitos cruciais para pessoas que se importam em trocar amanha o Nike que comprou hoje…

    Beijão!!

    • Que bom que eu consegui passar a mensagem… A idéia do post surgiu na Lambaeróbica. Parere brinadeira, né? Mas meu prof. é super preocupado com relação a essas coisas, sempre faz a gente pensar um pouco. Daí eu pensei tanto que acabou saindo um post! 😀

Deixe um comentário

