Código de Conduta…

“… É um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. É geralmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais.

(Fonte: Wikipédia)

Vamos falar deste último, o Código de Conduta Social, que não está documentado, mas exite na cabeça das pessoas. Este código de que falo pode ser percebido facilmente quando a “amiga” da sua mãe chega pra outra e diz: “Olha, aquela não é Fulaninha, filha de Fulana? Anda com gente estranha, boa coisa não deve ser!”

Não, não é você quem precisa rever seu círculo de amizades, e sim sua mãe. Ora, francamente, quem foi que disse que não resistir a uma tentação é crime? Onde está escrito que é errado você ficar com a(o) ex de um(a) amigo(a)? Por que as pessoas complicam tanto as coisas, podendo simplesmente serem felizes e aproveitarem cada delicioso momento de “loucura”? Sim, porque geralmente as coisas “imorais” são feitas em um momento de loucura (pelo menos é isso que dizem os que as cometem).

A oportunidade surge e cabe a você escolher se quer ou não. Cada escolha trará suas consequências e é aí que se deve ter muito cuidado, porque mais do que o que os outros vão dizer ou pensar, o que importa é como você vai ficar depois da sua escolha. Opiniões alheias não me interessam nem um pouco (e não deveriam interessar a ninguém!) mas muito me incomoda que eu faça a escolha errada e me arrependa profundamente. Porque pior do que ser mal falado(a), é perder a confiança dos amigos por um momento de loucura. Isso sim, é terrível.

Na cabeça das pessoas, não deveria existir estereótipos de garotinhos perfeitos, que vão estudar até chegar na idade de tirar carteira e depois fazer uma faculdade e se casar e ser um bom marido. Nem de mocinhas que serão bem prendadas, que serão doces e sutis, e frágeis, e que vão se casar dozelas e viver eternamente para o seu marido. Na cabeça das pessoas deveria exitir estereótipos que definissem como Moral, você ser uma pessoa boa, que não deseja o mal alheio, que não fica feliz com intrigas, mas além de tudo isso, que ama incondicionalmente as pessoas que te querem bem. E amar incondicionalmente não quer dizer que você não vá errar nunca com essas pessoas, muito pelo contrário. A gente sempre erra, sempre vai errar, mas a verdadeira Moral consiste em saber até onde ir para não magoar quem amamos e se o fizermos, nos arrependermos o suficiente para sermos fortes numa próxima vez. E só o fato de você se sentir mal em magoar quem ama, já é um sinal de que você tem Princípios, você tem Moral.

É muito fácil julgar as pessoas pelo que se vê, sem saber quem é, o que já passou na vida, sem nem ao menos conhecer esta pessoa. Mas digo conhecer de verdade, saber se vale a pena ou não você relevar uma atitude ruim, em razão das suas outras atitudes.

Os bons costumes? Quem sabe quais são? Eu não sei, sinceramente. Porque enquanto aqui não é permitida a poligamia, em outros lugares do mundo o é. Os bons costumes estão de acordo com o que sua ‘sociedade’ estabelece.

Você acha isto imoral? Eles não.

Você acha isto imoral? Eles não.

Não é uma ideia universal, é algo que poucos escolheram como sendo algo correto. E como eu posso saber se esta verdade é uma verdade absoluta? O homem é falho, julga por aparências, tem preguiça de saber a raíz dos problemas e pensa conhecer de Bons Costumes, de Moral, de Princípios… Ah, pobre ser humano!

E eu? Sou imoral ou não? Eu não sei. Me diga você. Moral, Bons Costumes, Princípios, são determinados pela cabeça de cada um. O que é Imoral para você?

Anúncios

Uma opinião sobre “Código de Conduta…

  1. Interessante post, diga-se de passagem um dos mais humanos que V.Sa. fez…

    Ele aborda como verdade universal não X ou Y e sim um conceito (alfabeto todo…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s