Dia ensolarado e calor a parte

Hoje indo em direção ao colégio, já meio atrasada, minha cabeça estava a mil. Muitas coisas pra resolver, uma festa sendo organizada e uma prova que seria feita muito em breve sem eu saber parte da matéria.
Dia ensolarado e calor a parte, num momento de distração eu observei uma senhora. Eu simplesmente foquei nela. Parecia bem sofrida, tinha sua pele já bem enrugada e mal cuidada. Talvez pobre, julgando pelo sorvete que estava tomando. Era um desses baratinhos.
O que me chamou mais atenção foi o par de muletas que estava encostado ao seu lado e o seu olhar, que parecia procurar algo com muita destreza e atenção. Mas não era uma destreza dessas alegres de adolescentes, e sim uma destreza que buscava olhares que talvez estivessem a observando. Ela parecia não estar à vontade, talvez não quisesse ser observada, sequer notada.
E eu fiquei pensando, como teria sido a vida desta senhora até aquele momento bucólico onde tomava um sorvete numa tarde de sol e muito calor? Quais pessoas teria conhecido? Que oportunidades teria deixado passar? Que oporutnidades a vida tirou dela? Teria amado alguém? Tem netos? É triste ou apenas estava angustiada esperando alguém que não aparecia e comprou qualquer coisa que viu na frente apenas para passar o tempo?
Como saber? Afinal, eu não posso julgar uma pessoa pelos dez segundos que eu a observei. Tudo é muito relativo e seria uma bobagem usar nossas medidas para julgar tudo de incrível que há nesse mundão afora. Às vezes a gente observa uma vida inteira e ainda assim, não pode dizer nada com certeza. Atitudes, comportamentos são coisas que não se deve julgar.

Deixe um comentário

