Técnicas de redação – ou de como escrever bem

Hoje minha professora de redação entrou em sala dizendo que queria um trabalho para a próxima semana. O que, logicamente, nada mais era do que uma redação.

Logo comecei a me desesperar. Afinal, faz tempo que não escrevo nada. Nada mesmo. Nem recadinho para porta de geladeira do tipo: “Mamãe, não esquecer de comprar meu biscoito hoje.” Então, como faria uma redação? A verdade é que não sabia por onde começar.

Sempre amei escrever. Sempre gostei de fazer redações e, deixando a modéstia de lado, sempre fui boa nelas. Mas, de uns tempos pra cá, me faltou algo que fizesse com que eu sentisse vontade de escrever. E essa tal coisa não foi assunto, muito menos atualidades. Até porque ultimamente poderia fazer uma redação (ou um post) por minuto, já o que não me falta é notícia. Mas esse algo que me faltou vai bem além disso. Faltaram as palavras certas e faltou a motivação.

Escrever implica bem mais do que boas técnicas de redação. Uma argumentação – ou dissertação, como queira chamar – é algo que depende mais de boas ideias do que de boa escrita. Ela vai precisar de fatos, de notícias, de polêmicas e de informações, as quais você deve analisar. E não só isso: Você deve analisar criticamente. E para isso, sua visão de mundo precisa ser bastante expansiva e sua mente, aberta.

E unindo tudo isso, percebi que talvez o que estivesse faltando para eu voltar a escrever fosse organizar as ideias e analisar os fatos. Sim, porque ultimamente tem acontecido muitas coisas ao mesmo tempo. Não só na minha vida, como no mundo. Então, nada melhor do que associar tudo isso, organizar as idéias e fazer um post, que também é uma redação. Pronto: Resolvido meu problema. Será?

Deixe um comentário

