Tome nota.

Há um tempo percebi que meu tênis de ir ao colégio está com o solado totalmente torto. Minha pisada é torta e sei que se continuar usando esse par de tênis, prejudicarei ainda mais minha coluna, que já é escoliótica¹. Hoje vim pra casa pensando nisso, em como os detalhes, por menores que sejam, a longo prazo podem trazer complicações irremediáveis. Pensa em quantas tarefas cotidianas você faz automaticamente. Agora pensa refletindo sobre estes tipos de detalhes. A Ergonomia, em segurança do Trabalho, visa a saúde e bem-estar do trabalhador. Mas a Ergonomia é uma ciência independente que pode ser empregada em todas as áreas da nossa vida. Do que eu estou falando?

Sabe quando você chega em casa e vê meias espalhadas pela sala, roupa suja fora do cesto, toalha molhada em cima da cama e uma pilha de louça suja pra lavar? Seu estado psicológico depois de cenas como estas fica em polvorosa. Ou não? O meu ficaria. Eu encontrei aqui em casa uma solução interessante para este problema: conscientização. Todos já estão tomando ciência de que devem limpar sua própria sujeira e organizar sua própria bagunça. Assim, do ponto de vista cognitivo², a gente já vai começando a ter um ambiente mais saudável dentro de casa. Desorganização é inimiga do bem-estar, para a maioria das pessoas.

O aspecto físico é o mais gritante para nós dentro de casa (não o mais importante, visto que todos importam em mesma intensidade). Nós em casa temos tendência a relaxar e não seguir regras ou procedimentos na hora de executar tarefas, de se divertir e tudo mais. Quem nunca dormiu no sofá, com o pescoço muito mais alto que o resto do corpo? Quem tem o computador ergonomicamente adaptado às suas dimensões? Quem nunca usou o notebook enquanto estava deitado?

Antes de tudo, em nossa vida devemos ter planejamento. Claro que você talvez nunca tenha ouvido falar em ergonomia e nunca tenha pensado nesse aspecto, mas esse post tem como objetivo o esclarecimento, pra que todos possam a partir de agora, trazer mais saúde e bem estar à sua vida cotidiana. Quem não quer ter saúde e estar com a mente livre de preocupações? O planejamento deve ser feito sempre. O tempo que você leva planejando é recompensado em dobro quando tudo dá certo. A partir de agora, quando for comprar um móvel que vá usar com frequência, observe suas dimensões e tente fazer o máximo pra que seja adaptado a você. Planejar não custa caro. O que você gasta hoje comprando um tênis adaptado às suas necessidades, ou com uma palmilha ortopédica é um que você vai economizar no futuro com operações de coluna, fisioterapias e tudo mais.

Dedique tempo a você no que se refere a saúde planejamento. Preste atenção ao tempo que passa no computador, às posturas que emprega com frequência, à sua bancada de ferramentas, a quantas horas por dia passa em pé, ao que come, ao ambiente da sua casa. Tire um tempo pra relaxar, pra caminhar, climatize sua casa, humanize: use quadros, flores. Tenha um animal de estimação. Crie dentro da sua casa um sistema organizado, crie procedimentos. Com o tempo, você vai estar fazendo posturas corretas automaticamente. Deixará de ser chato e passará a ser saudável. Comece o quanto antes!

Nós, que temos acesso a esta ótima ferramenta que é a internet podemos aprender muito sem sair de casa, então atenção. E o que não souber fazer, pergunte ao Sr. Google, o sabe tudo, e ele responderá. Se quiser mandar suas dúvidas pra cá também, eu vou adorar ajudar quando puder. E se eu esqueci alguma situação em que a ergonomia pode ser empregada, coloca aqui nos comentários.

Até mais.

_______________

¹ Tenho escoliose, desvio de coluna que faz com que ela adquira o formato de um “S”. Consequentemente, um ombro fica menor que o outro.

Ainda não sinto dor com tanta frequência, mas não quero esperar piorar a este ponto.

² Cognição, em ergonomia, refere-se a processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora, stress e outros mais.

____

fontes: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomiahttp://www.ivogomes.com/blog/o-que-e-a-ergonomia/http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?id=879

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s