O antônimo da ilusão é a decepção

A decepção nada mais é do que você ter imaginado que te fariam uma festa surpresa e ela não acontecer. Mas pera lá, por que raios você ilusionou uma festa surpresa? Uma festa surpresa deve ser um gesto espontâneo (por parte dos seus amigos e/ou família) e inesperado por quem vai ser homenageado (no caso, você). Mas quem nunca ilusionou sua “festa surpresa”?

Confesso que meu caso foi realmente ilusionar uma festa de 15 anos surpresa por parte dos meus pais e depois uma de 18. Imaginei que seria importante a ponto de eu merecer em cada uma destas datas. No entanto, esses dois aniversários foram os mais simples que tive na vida. Mas nos dois eu tive emoções com pessoas que eu amava. E isso importou.

É difícil eu dizer isso porque muitas pessoas, inclusive eu, ilusionam muitas coisas. Principalmente no que diz respeito às atitudes de terceiros. É claro que eu sempre me decepciono. Porque na minha imaginação, as pessoas tomam as atitudes mais encantadoramente certas. O que me foge é que as atitudes de outros são tão inesperadas que podem ser de 1001 maneiras diferentes da imaginada e mesmo assim nos transmitir o mesmo tipo de sentimento. E aí, só porque não aconteceu exatamente como o esperado, a gente se decepciona.

E além do mais, mesmo que as pessoas tomem atitudes erradas para conosco, mesmo assim podemos relevar conforme a circunstância porque existem momentos e momentos e ninguém é perfeito. Ninguém nem chega perto disso. O que existe são defeitos diferentes em cada pessoa. Mas cada um vem com seu defeitinho incluído no pacote. Então, sejamos felizes.

Como? Deixando a ilusão de lado. Que jeito? A gente precisa aprender a lidar com tudo o que a vida nos oferece, porque nada acontece por acaso, embora possa parecer. O segredo da vida não é viver uma vida inteira sem problemas e sim ter todos os problemas possíveis e aprender a lidar com cada um deles. Esse é o nosso desafio de cada dia e o objetivo das nossas vidas.

Saúde, paz e amor. Até.

Deixe um comentário

