Dica de leitura: Ostra feliz não faz pérola

Ostra feliz não faz pérola

Eu achei que deveria compartilhar este achado com vocês: o livro é do jornalista e escritor Rubem Braga, e foi lançado em 2008, pela editora Planeta. Nele, o Rubem permeia o tema “felicidade” que, ao que parece, ele liga ao ato de criação. A proporção entre os dois – felicidade e criação – seria inversa, e mais ou menos da seguinte forma: quanto mais feliz eu estiver, menos necessidade sentirei de criar. A felicidade, por si só, aquietará os meus anseios. Mas, por outro lado, quanto mais triste, mais lacunas terei a preencher e, portanto, preencherei com a curiosidade, que me levará ao processo de criação.

Segundo as palavras do próprio autor, “ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade”.

Não, eu também não li ainda. Especulei aí em cima baseada no que li na sinopse. Mas me parece um livro excelente, que poderá vir a nos propor uma outra perspectiva sobre a vida, o trabalho, o amor, e descobriremos, espero que juntos, sobre o que mais.

Pela internet, o livro pode ser comprado na loja virtual da Saraiva. Mas sempre há a possibilidade de ir até a livraria e aproveitar para dar uma olhada em outros títulos interessantes e nas novidades, não é mesmo?

E então, à leitura?

Deixe um comentário

